Itacuruçá é o 3º distrito do município de Mangaratiba.

Foi fundado pelos Jesuítas, que quando chegaram ao local encontraram índios Tamoios, que eram muito selvagens. Trouxeram, então os índios tupiniquins para tentar pacificá-los.

Quando a região foi fundada, os Jesuítas com os índios construíram uma cruz de pedra, localizada em frente à Igreja Senhora Sant'Anna. A Igreja também foi fundada pelos Jesuítas, aproximadamente no ano de 1840.

Significado da palavra Itacuruçá:

Ita = pedra

curuçá = cruz
 
* Obs: Antigamente a palavra Itacuruçá possuía a seguinte grafia: Itacurussá.

O desenvolvimento de Itacuruçá, dá-se com a chegada do Major José Caetano Alves de Oliveira, que era proprietário em Valença e muda-se para Fazenda Santana, em Itacuruçá com toda sua família. A fazenda media cerca de duzentos e oitenta alqueires fluminenses, abrangendo a pequena Vila de Itacuruçá – com exceção das áreas pertencentes a Cúria Católica.

O Major José Caetano, tentou vários tipos de cultura, dando afinal preferência à plantação de bananas e vindo a ser, em pouco tempo, um dos maiores produtores da região.

Durante a 1ª Guerra, o Major foi procurado por uma firma suíço-alemã, que comprou parte de suas terras, para construção de um porto para embarque de minério de ferro. Essa firma negociava também com o Governo Federal a construção de um ramal ferroviário de Minas a Itacuruçá, afim de aliviar o embarque de minério pelo porto do Rio de Janeiro.

Com o ramal ferroviário de Santa-Cruz-Mangaratiba, Itacuruçá passou a ser um local de veraneio dos mais conhecidos e freqüentados por famílias do Rio de Janeiro, que passavam todo o verão. Foram construídas muitas casas, e o fluxo de veranistas aumentou.

Em 1916, o Major convocou seus filhos e genros para trabalharem em Itacuruçá e contribuir para seu progresso. Resolveu desmembrar cerca de 100 alqueires da Fazenda Santana.

Hoje, várias ruas e vilas de Itacuruçá recebem os nomes dos familiares do Major José Caetano, uma vez que viveram e trabalharam muito para o progresso local e contribuíram com seu desenvolvimento histórico.
 
Monumentos históricos
 

Igreja Senhora Sant'Anna - Capela curada levantada antes de 1698.

Em 1846 - criação da Paróquia de Senhora de Sant'Anna de Itacuruçá, desmembrando-a da Matriz de Mangaratiba, com jurisdição sobre as ilhas (Patrimônio Histórico Estadual - Tombamento: 26/01/83 - INEPAC).

Estação Ferroviária de Itacuruçá - Data de 1911, marca o início da construção da Estrada de Ferro em nosso Município. Atualmente, funciona o Centro Ferroviário de Cultura de Itacuruçá (CEFEC).

 
Veja aqui como chegar e a localização de Itacuruçá
Copyright © 2007 Itapesca.
Inc. All rights reserved.
Design by:
Telefone: 21 3789 4517  ||  21 2680 7239